Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Escola Secundária António Damásio

L i s b o a

Deixe uma crítica ou sugestão na caixa de comentários, para que este espaço possa ser melhorado.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ferramentas - Ambiente de desenvolvimento para a Linguagem C

Entre 1969 e 1973, Dennis Ritchie e Ken Thompson desenvolveram a Linguagem de programação C  nos laboratórios da AT&T Bell.
A linguagem C tornou-se rapidamente uma das mais importantes e populares, devido a ser muito poderosa, flexível e portável. Existem compiladores para diferentes plataformas de hardware, dos micro-processadores utilizados nos PC's aos diferentes tipos de micro-controladores utilizados  em equipamentos domésticos e industriais.




Quase quarenta anos depois a linguagem C continua a ser preferida por um grande número de programadores. Veja-se o index Tiobe:


Para quem está habituado a usar o Windows, o ambiente de desenvolvimento integrado Dev-C++ constitui uma boa solução para a aprendizagem da linguagem C, e ainda tem a vantagem de ser gratuito.




Dev-C++ pode ser obtido aqui.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Formação Contínua - Professores da Área de Electrotecnia e Electrónica

Programa do curso AUTÓMATOS PROGRAMÁVEIS TWIDO a realizar no âmbito das acções agendadas pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio:

  • Apresentação da acção
  • Apresentação de um sistema automatizado
  • Apresentação do autómato Twido
  • Apresentação do software Twido Suite
  • Ferramentas de programação e diagnóstico
  • As linguagens de programação: Booleana, Ladder (contactos) e Grafcet
  • Realização de exercícios e respectiva simulação
  • Transferências das aplicações para o PLC
  • Características gerais das funções de comunicação
  • Conhecer as ofertas de comunicações do autómato Twido
  • Instalação, configuração, programação e colocação em serviço de uma rede Modbus e Ethnernet TCP IP
  • Avaliação

 O curso realiza-se, na Escola Secundária Prof. Herculano de Carvalho em Lisboa, nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro de 2011, das 09:00H às 12:30H e das 14:00H às 17:30H. No dia 18 de Março, ocorrerá a última sessão que será dedicada à Avaliação (esta data poderá ser alterada de acordo com todos os formandos).

É conveniente que os formandos se façam acompanhar de computador portátil para ficarem com o software que a Schneider vai disponibilizar durante a acção.  

As sessões serão orientadas pela Eng.ª Fátima Borges da Schneider Electric e pelo professor António Henriques.

O número de formandos está limitado a 15.

Os professores que pertencem a escolas/agrupamentos associados ao Centro de Formação de Escolas António Sérgio poderão fazer a inscrição em: http://servicos.cfantoniosergio.edu.pt/


Os professores que não  pertencem a escolas/agrupamentos associados ao Centro de Formação de Escolas António Sérgio poderão fazer a inscrição em: http://servicos.cfantoniosergio.edu.pt/index.php/formandos/add

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ferramentas - Software para o desenho de circuitos eléctricos

QElectroTech é uma aplicação que permite a edição de circuitos eléctricos, vem acompanhada de bibliotecas de símbolos e também permite  a criação dos nossos próprios símbolos.


Existem versões para vários sistemas operativos: Windows e diferentes distribuições baseadas em Linux. A utilização do QElectroTech é gratuita. Pode fazer o download  aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...