Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais

Escola Secundária António Damásio

L i s b o a

Deixe uma crítica ou sugestão na caixa de comentários, para que este espaço possa ser melhorado.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

AUTOMAÇÃO

Estrutura de um AUTOMATISMO

Um sistema ou máquina automática é composto por duas partes:
    - Parte de controlo, que determina o que vai acontecer, isto é, elabora as ordens necessárias à execução dos processos;
    - Parte operativa, que executa as ordens vindas da parte de controlo.

As funções desempenhadas por estas partes são:
    - Diálogo;
    - Comando;
    - Controlo de potência - Accionamento;
    - Detecção.












Diálogo (diálogo homem-máquina)
Função que permite a um operador/supervisor receber informações sobre o comportamento do processo e intervir, forçando ordens ou ajustando o funcionamento, através da redefinição de novos parâmetros.
Sinalizadores  luminosos e sonoros, botões de pressão, interruptores, comutadores, consolas, quadros sinópticos são exemplos de dispositivos de diálogo.
Comando
Função que permite o processamento da informação. Dá ordens aos dispositivos de controlo de potência, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com as informações recolhidas pelos dispositivos de detecção.
Definem-se dois tipos de tecnologias para a realização dos dispositivos de comando: tecnologias cabladas e tecnologias programadas. São exemplos de tecnologia cablada: quadros de relés e circuitos electrónicos não programáveis; de tecnologia programada: autómatos programáveis, circuitos electrónicos programáveis e computadores. 
Controlo de Potência
Função que faz o interface entre o comando e os accionadores, isto é, transfere as ordens para os accionadores e também assegura a protecção dos circuitos de potência. Contactores de potência, arrancadores suaves e variadores de velocidade dão dispositivos usados no controlo de potência.
Accionamento
Esta função é desempenhada por dispositivos que proporcionam as transformações energéticas necessárias ao desenvolvimento dos processos. São exemplos de accionadores os motores eléctricos, as resistências de aquecimento,  etc..
Detecção
A função detecção permite a verificação da evolução dos processos, através da medição/detecção da variação das grandezas físicas e químicas que vão ocorrendo, transmitindo-as à unidade de comando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...